Potencial Produtivo e Fatores Limitantes.

João Carlos Vidotto, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado na Fortgreen.

Toda cultura de interesse econômico possui um teto máximo produtivo, ou seja, o máximo possível de se produzir frente a nenhuma situação de adversidade, isso é o que chamamos de Potencial Produtivo. De toda forma, a exploração comum dentro do potencial produtivo é muito baixa pelo fato da cultura acabar passando por estresses durante o seu ciclo, o que diminui o percentual de exploração dentro desse Potencial Produtivo.

 

Quais são os fatores limitantes?

 

Esses podem ser divididos em duas grandes famílias: a família de fatores de limitância biótica, como exemplo: as plantas daninhas, pragas e doenças. Nesse caso, o homem consegue ter influência direta em seu manejo pelo fato de conseguir aplicar e controlar de certa maneira esses fatores. Por outro lado, ainda podemos destacar a família dos fatores limitantes de natureza abiótica, sendo tudo aquilo em que o homem não tem influência direta, como: falta ou excesso de chuva, temperaturas extremas, luz difusa, geadas, vendavais, chuva de granizo, etc.

 

Visto a necessidade, todo manejo que é realizado durante o ciclo da cultura, visando diminuir a ação limitante desses fatores, bióticos ou abióticos, melhora a exploração do potencial produtivo da cultura e ajuda a alcançar altos tetos de produtividade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta